Cada vez mais se ouve falar em Marketing Digital. Com a evolução da internet e a consequente proliferação de plataformas digitais, esta vertente do Marketing é cada vez mais utilizada quer por empresas, marcas, ou até mesmo por pessoas individuais. Com a rapidez a que este mundo online evoluiu, o aparecimento de tantas ferramentas e o brotar de novas palavras associadas ao Marketing surgiu também uma inevitável confusão, não só no público em geral, mas até mesmo entre os profissionais da área. Marketing digital e plataformas digitais são duas coisas distintas, mas geralmente referidas como se da mesma coisa se tratasse.
Há algum tempo que esta imprecisão generalizada me faz confusão, e tem até sido tema de conversa entre amigos. Nunca tinha pensado escrever acerca do tema até que, há uns dias, um colega da área questionou os seus seguidores no Facebook sobre quais profissionais de Marketing Digital seguiam em Portugal, e para meu espanto, grande parte das respostas referiam profissionais especializados em alguma plataforma digital e poucos referiam profissionais de Marketing Digital na sua verdadeira efetividade.
O que é Marketing Digital
Muito resumidamente, o Marketing digital, é nada mais nada menos que a implementação de uma estratégia de Marketing para pessoas, empresas ou marcas em canais online. Ora, isto significa que para se poder executar Marketing Digital, é preciso conhecer todos os canais digitais existentes e todas as possibilidades de utilização de cada uma delas, bem como as suas vantagens e desvantagens, mas mais que isso, é preciso saber de Marketing.
A implementação de uma estratégia digital de promoção de uma marca, implica um plano de Marketing. Pode ser um plano mais ou menos elaborado, mais complexo ou mais simples, isso dependerá do produto e empresa, das necessidades do cliente e da finalidade da estratégia. Mas ainda assim, para que o plano seja minimamente bem elaborado e estruturado é preciso ter em consideração muitos fatores, entre eles:
- A marca ou empresa
- O produto
- O objetivo da marca
- O cliente a quem se destina
- O comportamento do cliente
- O objetivo da estratégia
- O planeamento da estratégia
- O resultado esperado
- …
Para elaborar um plano de Marketing Digital que contemple pelo menos estes fatores, e para dele tirar o máximo proveito (é sempre esse o objetivo) é preciso conhecimento de Marketing na sua plenitude:
- Saber como elaborar um plano digital
- Saber criar estratégias de anúncios digitais
- Saber criar anúncios digitais
- Saber comunicar com o público alvo – Plataforma e comportamento
- Saber estabelecer um relacionamento com o público alvo
- Conhecer o máximo possível a imensidão de tecnologia disponível online
- Saber segmentar campanhas consoante as plataformas, os produtos e os públicos
- Criar e gerir bases de dados
- Saber testar e medir resultados
Agora, para se fazer um plano de Marketing Digital ou para instruir na sua implementação é preciso conhecimentos também em:
- SEO
- Marketing de Conteúdo
- Social Media Marketing
- Email Marketing
- Marketing de Afiliados
- Publicidade Nativa
- …
E não acaba aqui. Um profissional de Marketing, aplicado aos canais digitais, precisa decifrar minuciosamente todas as novas palavras, que brotam incessantemente, muitas delas utilizadas apenas em sigla.
Alguns exemplos:
- SEO
- SEM
- CPA
- CPC
- CPV
- CPM
- CRM
- CTA
- CAC
- KPI
- API
- Revenue Share
- Edge Rank
- Landing Page
- WordPress
- Leads
- Canonical tag
- Link Building
- Palavra-chave
- Remarketing
- Retargeting
- Analytics
- Anchor text
- Alt text
- Cookies
- Guest Post
- Pagerank
- SERP
- Sitemap
- …………………..
Tudo isto é apenas um resumo muito leve de tudo o que um profissional de Marketing precisa dominar, porque, obviamente todos estes pontos são desdobráveis em intermináveis sub-categorias, que todos os Digital Marketers, já ouviram falar.
O que são Plataformas Digitais
As plataformas digitais, e/ou canais digitais, são, tal como o nome indica, ferramentas utilizadas pelos profissionais de Marketing, ou não, para aplicar o plano estratégico anteriormente definido. Na implementação de um plano de Marketing Digital pode ser utilizado apenas um canal, ou várias plataformas que se complementam.
A lista de plataformas ou canais digitais existente hoje em dia é quase infindável, as suas funcionalidades são cada vez maiores, a sua complexidades aumentou e a necessidade de atualização constante por parte de quem as utiliza também. Esta revolução no mercado levou ao aparecimento de novas e necessárias especializações profissionais. Assim, surgem os profissionais especializados na gestão de plataformas digitais. Social Media Manager, Webmaster, Web Analytics Manager, Email Marketing Manager, Content Manager… são alguns exemplos de nomes das chamadas novas categorias profissionais, ou profissões do Sec. XXI, cada vez mais procurados por agências ou por empresas/marcas para integrarem e complementarem os seus departamentos de Marketing, na vertente digital.
Dou aqui apenas alguns exemplos plataformas e/ou canais e meios utilizados no marketing Digital:
- Blog
- Site
- E-commerce
- Google Adwords
- Contéudo
- Redes sociais
– Youtube
– Facebook
– Instagram
– Google+
– LinkedIn
– Pinterest
– Twitter
– …….
Além das plataformas em si, há também a inevitabilidade de medir performance e resultados e até de antecipar alguns resultados através de estudos de potencialidade. Para isso precisamos de outras ferramentas e outros técnicos.
Alguns exemplos:
- Web analytics
- SEMRush
- Google Keyword Planner
- KWfinder
- Google Search Console
- Google Trends
- Google PageSpeed
- Ahrefs
- Majestic
- SERPWoo
- Keyword Discovery
- SEOBook Keyword Tool
- Keywords Everywhere
- Wordtracker
- Ubersuggest
- …
Um profissional especializado em cada uma destas áreas, pode ou não, ser um profissional de Marketing. Na nossa realidade, a maioria das vezes não é. Um profissional de Marketing Digital, pode não saber utilizar todas as funcionalidades destas ferramentas, mas tem que saber que elas existem, como funcionam, e quais as vantagens e/ou desvantagens em utilizar cada uma delas, para poder elaborar um Plano de Marketing Digital o mais completo e lucrativo possível em todas as vertentes. Por sua vez, um especialista de uma ou mais destas ferramentas, tem que saber TUDO acerca delas e estar em constante atualização para o perfeito acompanhamento da sua evolução.
Portanto, Marketing Digital e Plataformas Digitais são coisas distintas, até porque, um profissional de Marketing Digital e um Especialista numa plataforma digital, seja ela qual for, exercem atividades distintas que se complementam, mas que não significam efetivamente a mesma coisa. Uma profissão não é melhor que a outra, nem uma especialização é mais importante que a outra, são apenas dessemelhantes.